Ensino Experimental de Química: investigação, cotidiano e contextualização


Este é um projeto de educação científica na área de Química, financiado pela FAPESB, em duas escolas de Educação Básica de Jequié-BA (Colégio Estadual Dr. Milton Santos, antigo Duque de Caxias, e Centro Educacional Presidente Médici), no qual os professores desenvolvem aulas experimentais investigativas, abordando temas do cotidiano e propiciando o desenvolvimento de diversas habilidades associadas ao ato de pesquisar.

O projeto terá a duração de dois anos (2011-2013) e possibilitará aos alunos das escolas utilizarem os laboratórios de Ciências e fazer Iniciação Científica Junior, desenvolvendo seus próprios projetos, orientados pelos seus professores e pela equipe de professores da UESB participantes da equipe executora.

Objetivos

Geral

Introduzir aulas experimentais de caráter investigativo em duas escolas da Educação Básica da cidade de Jequié-BA (Colégio Estadual Dr. Milton Santos e Centro Educacional Presidente Médici), criando uma maior aproximação dos estudantes com os conhecimentos químicos e as tecnologias desenvolvidas a partir desses conhecimentos e, consequentemente, gerando um aprendizado mais significativo.


Específicos
  • Utilizar efetivamente o laboratório de Ciências das escolas parceiras;
  • Repensar o papel do professor informador e introduzir a ideia do professor mediador;
  • Criar condições para que os professores de Química consigam realizar aulas experimentais investigativas e reflexivas no Ensino Fundamental e Médio;
  • Incentivar a pesquisa e desenvolver no aluno o espírito investigativo;
  • Incentivar a leitura e a escrita por meio de levantamento de informações sobre os fenômenos observados em laboratório e pela elaboração de relatórios de aula prática;
  • Elaborar kits com experimentos produzidos pelos alunos para a apresentação em eventos de Ciência e Tecnologia.
Para conhecer as ações desenvolvidas no projeto, clique na guia Ensino Experimental de Química (FAPESB), na lateral direita do blog.






Comentários