Visita da AJECE ao LADIQ

O dia 01 de setembro de 2017 foi muito especial para nós do LADIQ, pois recebemos o pessoal da Associação Jequieense de Cegos (AJECE). Eles tinham muita vontade de conhecer um laboratório de Química depois que começaram a ter aulas com professores e estudantes de licenciatura e mestrado da UESB.

O que, inicialmente, era um grande desafio, se tornou algo gratificante e emocionante para todos nós. O encantamento deles diante dos equipamentos, vidrarias e experimentos apresentados era notório. Eles tiveram uma excelente participação, estavam atentos a tudo e perguntavam muito sobre tudo! A sede de conhecimento era visível e podemos extrapolar nosso planejamento.

Agradecemos muito aos professores Marcos Calheira (responsável pelo início dessa parceria quando aceitou o desafio de ensinar Química na associação e nos pediu apoio), Siméia Cerqueira (que tem desenvolvido um lindo trabalho na associação, não só ensinando Química para a vida deles, mas proporcionando que seus alunos de licenciatura façam estágio na associação) e à AJECE, por abrir as portas para nós e por apoiar a visita dos seus associados.

Também é preciso agradecer ao prof. Gerson Mol, pois, no ano passado, durante as atividades da Vila da Ciência, veio ministrar um minicurso sobre a inclusão na formação de professores de Química. Esse momento foi imprescindível para que pudéssemos entender que a limitação está em nós quando não percebemos as diferentes formas de assimilar o mundo e de aprender.

Essa parceria também tem proporcionado a abertura da linha de pesquisa em ensino de Química e divulgação científica para portadores de necessidades especiais. Essa nova linha de pesquisa abre um mundo de possibilidades para o LADIQ e para as pesquisas na área.






 





















Comentários