Visita do CCA ao Parque Estadual Serra do Condurú

Por Taís Batista Santos
Colaboradora do Clube Ciência Ativa

O Clube Ciência Ativa (CCA) fez a sua primeira viagem do subprojeto “Ciência Ativa em: viagens científicas” (10 a 12 de março de 2018). A aula de campo intitulada “A ciência além dos muros da escola e da universidade: integrando os conhecimentos na aula de campo”, teve como cenário de pesquisa o Parque Estadual Serra do Condurú, os costões rochosos e o mar da praia de Pé de Serra (Uruçuca/BA). O principal objetivo foi a realização de pesquisas de campo, integrando conhecimentos da Química, Física, Biologia, Artes e suas respectivas subáreas.

No atual momento em que a pesquisa no Brasil sofre com a falta de recursos, a educação básica é cada vez mais negligenciada e a falta de investimentos em projetos socioambientais, o CCA busca se estabelecer como um projeto que visa a formação para além das salas de aulas, inter-relacionando pesquisa, ensino, extensão, sociedade, ciência e tecnologia. Pois, ainda acreditamos que a mudança virá pela educação!

Nesse sentido, buscamos trabalhar em parceria com as famílias, a universidade e a comunidade externa, a formação para a cidadania. Essa primeira viagem do CCA, é um marco para a pesquisa, sobretudo, em campos que só o ensino superior havia conquistado, e para a pesquisa realizada por Clubes de Ciências.

“A educação é fundamental para a construção de uma sociedade democrática em suas dimensões social, ética e política escola vem buscando construir mudanças no paradigma da educação através de seus colaboradores.” (Vera Silvia Pessoa Porto)


 






Comentários