Aula sobre Cinética

Desde o início do funcionamento do projeto "Ensino Experimental de Química: investigação, cotidiano e contextualização", ajudamos a profa. Eliana Sardinha, do Colégio Estadual Dr. Milton Santos, a realizar várias aulas práticas.

Como o laboratório do colégio ainda não está pronto, todos os experimentos foram adequados para a realização em sala de aula. A cada aula experimental que a professora queria realizar, os monitores do LADIQ preparavam os experimentos e os apresentavam à professora, no nosso espaço na UESB. A ela era entregue um roteiro com o passo-a-passo dos experimentos e cabia a ela dar o encaminhamento que desejava.

Para professores e alunos que nunca trabalharam com aulas práticas, às vezes se torna difícil se acostumar com a nova rotina, mas tivemos bons resultados com a turma que a professora Eliana escolheu para trabalhar no projeto, um grupo pequeno de alunos da 2ª série do Ensino Médio noturno. 

Para se fazer uma boa aula prática, não é suficiente apenas mostrar o experimento e partir para uma aula teórica tradicional, tentando fazer alguma relação entre teoria e prática. O grande desafio deste projeto é, justamente, trazer um novo sentido para as aulas experimentais. Portanto, quando a professora recebia o roteiro e o treinamento no LADIQ, partíamos para o planejamento da atividade como um todo, que incluía acrescentar questões ao roteiro e elaborar materiais complementares, como textos relacionados ao cotidiano e roteiros de pesquisa.

As questões do roteiro de aula solicitam que os alunos formulem suas expectativas sobre os experimentos e, depois, sua próprias teorias sobre o que aconteceu. Neste momento da aula, a professora somente orienta os alunos e deixa que estes manipulem os materiais em busca de respostas. Na aula seguinte, estes alunos são levados ao laboratório de informática para que tenham a possibilidade de pesquisar enquanto a professora esclarece os pontos que não foram bem assimilados pelos alunos. O último passo é a escrita de um relatório, simples, mas que contenha todas as informações relevantes.

Logo na primeira aula, sobre Propriedades Coligativas, os alunos se mostraram bastante curiosos e receptivos. Cumpriram as tarefas propostas e começaram a gostar mais das aulas de Química, e esperar ansiosos pela próxima aula experimental. Isso, para nós, foi um grande avanço, já que o interesse destes alunos era muito baixo e deixava a professora triste.

Como as aulas eram filmadas, podíamos, depois, discutir sobre cada uma delas, apontando as melhorias necessárias.

Bom, durante este pequeno período de início do projeto, conseguimos realizar 3 aulas experimentais com esta turma: Propriedades Coligativas, Cinética e Termoquímica. As fotos abaixo são da aula sobre Cinética, realizada em outubro de 2011, em que os alunos, após os experimentos realizados em grupos, apresentaram seus resultados ao resto da turma em forma de tabelas. Todos os alunos copiaram as tabelas e fizeram suas pesquisas baseadas nos resultados de todas as equipes.



Grupos de trabalho



Professora Eliana e os monitores prontos para entrar em ação!



Profa. Eliana dando as primeiras instruções aos grupos.


Alunos selecionando os materiais de acordo com o roteiro.





Grupo já com o material.


Grupo lendo o roteiro e tentando responder às questões preliminares.




Grupo lendo o roteiro e tentando responder às questões preliminares.



Bia, aaaaaaaaaa monitora, filmando a aula!



Realizando os experimentos sob o olhar atento de Cheilane, monitora do LADIQ.



Realizando os experimentos sob o olhar atento de Adilson, monitor do LADIQ.



Aqui também.



Mãos à obra!



Pausa para a foto!



Professora Eliana orientando um dos grupos.


Alunos tentando responder às questões após a realização do experimento.


Baixe o roteiro desta aula clicando aqui.